Rabetas e Quilhas
SISTEMA DE RABETAS
SQUARE: Difere da Squash pela suas pontas mais quadradas, faz com que se tenha uma performace de linha mais quebrada na onda jogando muito mais água nas manobras, assemelha-se um pouco com a Swallow.Boa em onda mais cavada, pôr dar uma ótima aderência na parede da onda.
SQUASH: É uma rabeta que tem uma área maior , fazendo com que a prancha tenha uma sustentação muito boa para ondas pequenas e médias, este design de rabeta deixa a prancha com um surf mais de linha, projetando sempre para frente da onda é uma das rabetas mais compátivel com o surf atual.
ROUND SQUASH: É muito semelhante a Squash, deixando a pranchas com bastante pressão e velocidade fazendo um surf menos quebrado, também podendo ser usado em pranchas maiores deixando a rabeta mais estreita, também é muito funcional a prancha fica com uma boa sustentação em ondas grandes.
SWALLOW: Utilizada até os dias de hoje, no qual já foi muito usada na época das (Biquilhas).Esta rabeta permite maior quebra de linha e manobras em um espaço curto da onda,deixando a prancha bem solta é indicada para quem busca um estilo mais agressivo e radical.
ROUND PIN: Muito utilizada para ondas médias e grandes, pois tem uma área menor na parte da rabeta deixando a prancha mais segura e com linhas mais redonda, não é muito indicado para ondas cheias por ter pouca sustentação na rabeta. Atualmente também vem sendo muito difundida em pranchas pequenas por surfista que imprimem muita pressão nas manobras.
PIN TAIL: Rabeta utilizada para pranchas grandes acima de 7’2″ pés , a rabeta quase se confude com o bico da prancha de tão semelhante, é muito utilizado este tipo de modelo para ondas tubulares como Hawaii, G-Land, México. Muitos big riders utilizam este tipo de rabeta pôr dar muita segurança no drop (descida) da onda e colocação dentro do tubo, mantendo a prancha muito estável e segura.
DIAMOND: Semelhante a Round squash mais por ter uma ponta em forma de diamante deixa a prancha mais segura e com uma excelente progressão, funciona bem na radicalidade das manobras .